Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Comitê Olímpico escolhe Brisbane, na Austrália, como sede dos jogos de verão em 2032

A escolha avaliou a infraestrutura da cidade e garantias financeiras oferecidas pelo governo local e federal

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/07/2021, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Políticos de Brisbane se reúnem com autoridades do COI - Getty Images
Políticos de Brisbane se reúnem com autoridades do COI - Getty Images

A cidade de Brisbane, na Austrália, foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2032, conforme aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na última quarta-feira, 21, por recomendação do conselho-executivo. A decisão foi comemorada pela população local que se reuniu em telões pela cidade, como informa a CNN Brasil.

A cidade concorria com Budapeste, capital da Hungria, Doha, no Qatar e a região do vale do Ruhr, na Alemanha. A China também se ofereceu para reutilizar a estrutura de Pequim — porém, o COI realizou um processo inédito para a escolha, que não submete as cidades a uma competição, mas avalia as instalações já existentes no município e o nível do engajamento governamental e industrial.

A concretização da escolha se deu após a garantia financeira que a cidade apresentou ao COI; em um compromisso assinado em abril, o governo australiano se ofereceu para arcar 50% dos custos da infraestrutura, passando a outra metade ao governo local. Com isso, Brisbane já havia sido considerada a preferida desde fevereiro.

A escolha da cidade torna a Austrália o segundo país do mundo a sediar os Jogos Olímpicos de Verão em três cidades diferentes, depois de Melbourne em 1956 e Sydney em 2000. Junto a ela está os Estados Unidos, que sediou em Los Angeles em 1932 e 1984, St. Louis em 1904 e Atlanta em 1996.