Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Dom Pedro I

Como será a vinda do coração de Dom Pedro I para o Brasil?

Descubra os planejamentos que estão sendo feitos para a concretização do curioso acontecimento

Ingredi Brunato, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 30/07/2022, às 07h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público
O coração de Dom Pedro I e uma pintura do imperador - Divulgação/YouTube/Irmandade da Lapa e Domínio Público

Mais cedo neste ano, o embaixador brasileiro em Portugal, George Prata, chamou atenção ao revelar que nosso governo estava interessado em "pegar emprestado" o coração de Dom Pedro I, que está atualmente sendo mantido na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, localizada em solo português. 

O pedido inusitado aconteceria em ocasião da comemoração nacional do bicentenário da Independência do Brasil, que ocorrerá no próximo dia 7 de setembro. É nesta data histórica que, há 200 anos, nosso primeiro imperador deu seu famoso grito às margens do rio Ipiranga. 

O governo de Portugal aceitou realizar o envio do órgão que um dia pulsou no peito de Dom Pedro I, e, segundo repercutido pela CNN, já existem os planejamentos para sua viagem. 

Processo delicado 

O coração do governante está previsto para chegar em território brasileiro no próximo dia 22 de agosto, e embarcar de volta para sua terra natal em 8 de setembro. Ele será recebido no Palácio do Planalto com uma cerimônia de "honrarias militares", e depois será mantido no Palácio Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores). 

Vale lembrar que o órgão é muito delicado, uma vez que seu hospedeiro já morreu há 131 anos, de forma que não prejudicar sua preservação é uma das grandes preocupações da operação. Para tanto, ele será mantido em um ambiente pressurizado. 

A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, afirmou a instituição através de um comunicado repercutido também pela CNN.

+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.