Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Os Simpsons

Como a série 'Os Simpsons' prevê o futuro? Produtor explica!

Matt Selman, o produtor de 'Os Simpsons', revelou em entrevista recente os segredos por trás das previsões do desenho sobre o futuro

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/06/2024, às 11h50 - Atualizado em 02/06/2024, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Os Simpsons' - Divulgação
Cena de 'Os Simpsons' - Divulgação

Matt Selman, o roteirista, produtor executivo e showrunner de 'Os Simpsons', revelou, em uma entrevista concedida recentemente ao perfil The Cartoon Base, os segredos por trás das previsões do desenho sobre o futuro.

Alternando, na ocasião, entre respostas sérias e comentários sarcásticos, Selman atribuiu esse "dom" a duas disciplinas escolares simples: história e matemática.

"Muitas pessoas em nossa sociedade se tornaram obcecadas com a noção de que Os Simpsons podem prever o futuro usando ‘mágica’. Eu, pessoalmente, não acredito em mágica. No entanto, o único lugar onde a mágica certamente é real é nas mentes de nossos semelhantes. A realidade é que as previsões dos Simpsons podem ser atribuídas a um entendimento básico de dois assuntos: história e matemática”, enfatizou.

E Selman prosseguiu: “se você estuda história, será capaz de ‘prever’ o futuro porque a tolice da humanidade se repete. Se você estuda matemática, sabe que, se o programa faz literalmente milhares de piadas em quase 800 episódios, seria estatisticamente impossível não criar material que coincida com o que aconteceria na vida real. Mas as pessoas preferem a resposta mais simples: ‘mágica’.” As informações são do portal Music non stop, do UOL.

Crítica às IAs

De acordo com a fonte, o diretor do desenho ainda aproveitou a ocasião para tecer críticas ao uso da Inteligência artificial.

Eu sinto que, na era atual de desinformação digital em que vivemos, as previsões dos Simpsons (ou, mais precisamente, ‘coincidências’) se tornaram insignificantes. Qualquer pessoa tola pode criar uma imagem com IA baseada em um evento atual e dizer ‘Os Simpsons previram isso!’ — e pessoas boas, mas facilmente enganadas, acreditarão nisso porque querem muito que seja verdade.”