Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

Confira qual medicamento não é recomendado no tratamento do Covid-19

Organização Mundial da Saúde (OMS), não aconselha o uso de princípio ativo presente em alguns remédios para dor de cabeça

Penélope Coelho Publicado em 18/03/2020, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medicamento pode diminuir a resposta do sistema imunológico levando a uma piora de quadros infecciosos - Pixabay
Medicamento pode diminuir a resposta do sistema imunológico levando a uma piora de quadros infecciosos - Pixabay

Uma pesquisa divulgada pela revista científica The Lancet, que analisou pacientes chineses diabéticos e hipertensos com diagnóstico confirmado de coronavírus, revelou a hipótese de que o ibuprofeno poderia deixar as células do pulmão mais vulneráveis, o que facilita a multiplicação do vírus nesses pacientes, piorando o quadro clínico.

Após a divulgação desse estudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última terça- feira, 17, passou a recomendar que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los.

O ibuprofeno é um analgésico e anti-inflamatório, usado no combate a febre, dor e cólicas, presente em medicamentos como:  Advil, Alivium, Buscofem, Dalsy, Doraliv, Doraplax,  Uniprofeno, entre outros.  Ele é mais usado em países como os Estados Unidos, já que, no Brasil, a dipirona e o paracetamol são mais populares — e são esses os medicamentos recomendados pelos médicos para substituir o ibuprofeno em casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, disse que o ministério está examinando as recomendações da OMS, e que, ainda nesta quarta, 18, vai emitir uma nota de esclarecimento sobre o uso do ibuprofeno. Vale lembrar que antes de suspender qualquer medicação é preciso buscar orientação médica.