Notícias » Coronavírus

Confirmado: teste para COVID-19 de gal. Augusto Heleno deu positivo

O chefe da GSI e peça-chave do governo esteve na comitiva de Bolsonaro que viajou aos EUA e retornou com diversos casos de infecção

André Nogueira Publicado em 18/03/2020, às 10h00

General Augusto Heleno
General Augusto Heleno - Wikimedia Commons

Foi revelado que o teste do COVID-19 de importante cabeça do governo, o general Augusto Heleno, que chefia o Gabinete de Segurança Institucional de Jair Bolsonaro, deu positivo na manhã dessa quarta-feira, 18. Segundo o portal UOL, a informação foi confirmada por duas fontes do Palácio do Planalto.

O militar, com 72 anos, é parte do grupo de risco do coronavírus e, segundo Cláudio Humberto, jornalista do Diário do Poder, foi informado sobre o resultado neste mesmo dia. Como membro chave da segurança presidencial, Heleno estava na comitiva que visitou os EUA, onde o secretário Fábio Wajngarten contraiu a patologia.

Na viagem aos EUA, Fábio Wajngarten foi o primeiro a apresentar traços do corona, e pode ter o passado para Trump / Crédito: Divulgação/Facebook

 

O general, que é o décimo quinto a ter a infecção confirmada após a viagem, não apresentou os principais sintomas do COVID, mas foi colocado em uma quarentena de 14 dias em sua casa, que já fora descumprida. O ministro foi visto no Palácio da Alvorada após recomendação de reclusão.

No mesmo dia, foi divulgado o resultado negativo no teste de Fernando Azevedo e Silva, Ministro da Defesa. "O laudo oficial foi emitido pelo Hospital das Forças Armadas/SABIN", confirma a assessoria da pasta. A GSI ainda não se pronunciou sobre o caso.