Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Copa do Mundo: Polônia se recusa a jogar contra a Rússia

O presidente da Federação Polonesa, Cezary Kulesza, anunciou que a seleção ‘não pretende jogar a partida de classificação’ contra a Rússia após o país invadir a Ucrânia

Redação Publicado em 26/02/2022, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores da seleção polonesa em partida de junho de 2021 - Getty Images
Jogadores da seleção polonesa em partida de junho de 2021 - Getty Images

A seleção polonesa não deverá jogar a partida de classificação para a Copa do Mundo contra a Rússia, que está marcada para acontecer em 24 de março em Moscou, na própria Rússia.

A decisão foi informada pelo presidente da Federação Polonesa, Cezary Kulesza, neste sábado, 26, por meio do Twitter. Ele afirmou que a Polônia "não pretende jogar a partida de classificação" contra o país que acabou de invadir a Ucrânia.

"Chega de falar, é hora de agir. Devido à escalada de agressão da Rússia na Ucrânia, a seleção polonesa não pretende jogar a partida de classificação contra a equipe russa", escreveu Kulesza.

Segundo o presidente da Federação Polonesa, "esta é a única decisão correta e que está em comunicação com as federações de futebol da Suécia e da República Tcheca para apresentar uma posição comum à FIFA".

A Rússia vem enfrentando sanções no mundo do esporte após o ataque à Ucrânia, iniciado na última quinta-feira, 24. São Petersburgo não será mais sede da final da Liga dos Campeões da Europa e Sochi não receberá mais o Grande Prêmio de Fórmula 1 em setembro.

O site da Fifa anunciou neste sábado por meio de seu título principal: "A Fifa expressa sua esperança de uma cessação rápida das hostilidades e o retorno da paz à Ucrânia". Há também o seguinte texto:

"A Fifa condena o uso da força pela Rússia na Ucrânia, bem como o uso de qualquer tipo de violência para resolver conflitos. A violência nunca é uma solução, então a Fifa pede a todas as partes que restaurem a paz por meio de um diálogo construtivo. O órgão deseja expressar sua profunda solidariedade a todos os afetados por este conflito".

"Em relação aos assuntos de futebol relacionados à Rússia e à Ucrânia, a Fifa continuará monitorando a situação e as atualizações relacionadas aos próximos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 serão comunicadas oportunamente", acrescenta a nota.