Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bélgica

Coração do primeiro prefeito de cidade belga é encontrado em fonte

Pierre David morreu em meados de 1839 e o órgão foi sepultado no monumento em sua homenagem

Pamela Malva Publicado em 01/09/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Urna belga onde o coração de Pierre David foi sepultado - Divulgação/Site oficial da cidade de Verviers
Urna belga onde o coração de Pierre David foi sepultado - Divulgação/Site oficial da cidade de Verviers

Durante a reforma de uma antiga fonte da cidade de Verviers, no leste da Bélgica, trabalhadores encontraram uma caixa misteriosa, no dia 20 de agosto. Feito de zinco, o caixão guardava algo ainda mais intrigante: o coração do primeiro prefeito da cidade.

Conhecido como o homem que fundou o corpo de bombeiros de Verviers, Pierre David morreu em meados de 1839. Décadas depois, como forma de homenagear o político e manter sua memória viva, seu coração foi sepultado no suntuoso monumento.

A grande fonte em homenagem ao prefeito / Crédito: Divulgação/Site oficial da cidade de Verviers

Atualmente, o pequeno caixão de metal está exposto no Museu de Belas Artes de Verviers, segundo a BBC. Na peça, uma leve gravura explica: "O coração de Pierre David foi solenemente colocado no monumento em 25 de junho de 1883".

Pierre David liderou a cidade belga por oito anos, entre 1800 e 1808. Mais tarde, após a independência do país — marcada por uma revolução contra o domínio holandês —, o respeitado prefeito foi eleito mais uma vez, em 1830.