Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Coreia do Norte anuncia lançamento de dois mísseis balísticos no mar do Japão

A peça foi anteriormente observada como um teste balístico secreto pela Coreia do Sul

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/03/2021, às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de míssil marinho sendo lançado - Divulgação / US. Navy
Imagem ilustrativa de míssil marinho sendo lançado - Divulgação / US. Navy

Durante a noite de quinta-feira, 24, a Coreia do Norte realizou o disparo de um dispositivo marítimo não-identificado pelos vizinhos sul coreanos. No dia seguinte, o próprio governo do país confirmou tratar-se de um teste de dois mísseis balísticos, como noticia o portal Terra.

Os artefatos foram disparados em uma base em Wonsan, na costa oriental do país, percorrendo aproximadamente 420 quilômetros cada. Este foi o primeiro teste do tipo desde que o presidente dos Estados Unidos Joe Biden assumiu o cargo.

Ontem, o chefe de gabinete da Coreia do Sul apontou um "projétil não identificado" lançado no mar do Japão, conhecido pelos coreanos como "Mar do Leste".

O portal UOL acrescenta que os sinais de força bélica podem se tratar de uma espécie de aviso após a visita de Antony Blinken e Lloyd Austin, respectivamente secretário de Estado e secretário da Defesa dos EUA, à região dos países. Considerada uma afronta, a dupla viajou para analisar a aliança e segurança em relação a ameaças anteriores.

O país asiático também está proibido de desenvolver míssil balísticos por meio de resoluções do Conselho de Segurança da ONU — solicitações essas que foram ignoradas nos últimos cinco anos, quando o ditador Kim Jong-un fez questão de praticar e enaltecer o desenvolvimento de mísseis de longo alcance e potência.