Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coronavírus

Coronavírus: Dinamarca opta por suspender aplicação da vacina de Oxford

Ação foi tomada apenas como medida preventiva

Redação Publicado em 11/03/2021, às 14h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os seis países decidiram interromper a aplicação da vacina - Divulgação
Os seis países decidiram interromper a aplicação da vacina - Divulgação

Com informações da AFP veiculadas pelo portal de notícias UOL, fora revelado que a Dinamarca suspendeu o uso da vacina produzida pela Oxford/AstraZeneca.

Dinamarca, Lituânia, Letônia, Estônia, Luxemburgo e Áustria optaram por interromper a aplicação devido à suspeita de possíveis efeitos colaterais causados pelo imunizante, em específico, a formação de coágulos.

O ato se deu "depois dos informes de casos graves de formação de coágulos de sangue em pessoas que foram vacinadas com a vacina contra covid-19 da AstraZeneca", afirmou a Agência Nacional de Saúde. "Por enquanto, não se pode concluir que tenha uma relação entre a vacina e os coágulos de sangue"

Em resposta, a Oxford/AstraZeneca, defendeu que o produto é eficaz e seguro. "A segurança da vacina foi estudada profundamente em testes clínicos de Fase 3 e os dados (...) confirmam que, no geral, a vacina foi bem tolerada", afirmou um porta-voz do laboratório à AFP.

"Na Noruega, estamos dando uma pausa na vacinação com a Oxford/AstraZeneca", declarou o funcionário do Instituto Nacional de Saúde Pública, Geir Bukholm, em entrevista coletiva. "Estamos à espera de informações, para ver se há uma relação entre a vacinação e este caso de coágulos", continuou.