Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Corpo de Desmond Tutu é exposto para visitação pública

A cerimônia de cremação do arcebispo sul-africano está marcada para o próximo sábado, 1

Redação Publicado em 30/12/2021, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desmond Tutu nas capas dos principais jornais do Reino Unido - Getty Images
Desmond Tutu nas capas dos principais jornais do Reino Unido - Getty Images

O corpo do arcebispo emérito anglicano, Desmond Tutuficará exposto a partir desta quinta-feira, 30, na Catedral St. George, localizada na região central da Cidade do Cabo. A visitação pública será possível até o sábado, 1, quando ocorrerá a cerimônia de cremação.

As cinzas do religioso permanecerão na instituição. O homem foi diagnosticado com câncer de próstata em 1997 e faleceu no último dia 26, aos 90 anos de idade. As informações são da agência de notícias RFI.

Desmond Tutu fez história ao lutar contra o Apartheid, que entre 1948 e 1991 separou as pessoas pela cor da pele na África do Sul. Em razão de seus esforços por mudanças, recebeu o Nobel da Paz, no ano de 1984.

"Ele magistralmente usou sua posição como clérigo para mobilizar sul-africanos, africanos e a comunidade global contra as brutalidades e imoralidade do governo do apartheid", lembrou em comunicado divulgado Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, outro grande símbolo da luta contra o regime de segregação racial.

Segundo a fonte, ocorrem, ao longo desta semana diversas cerimônias em diferentes cidades do país em homenagem ao arcebispo que, como declarou o presidente Cyril Ramaphosa durante pronunciamento na TV, "carregou o peso da liderança com compaixão, dignidade, humildade e bom humor."