Corpo de Salvador Dalí será exumado hoje para teste de paternidade

Vidente de 63 anos afirma ser filha do pintor

Thiago Lincolins Publicado em 20/07/2017, às 13h41 - Atualizado em 18/10/2018, às 12h09

Salvador Dalí em Paris
Salvador Dalí em Paris - Getty Images

Salvador Dalí será tirado de sua tumba hoje. O corpo se encontra sepultado no Teatro-Musel Dalí, que foi fechado ao público para que a exumação seja realizada sem interrupções. O artista morreu em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos, após uma controversa terceira idade, no qual apoiou a ditadura do general Franco e cultivou uma curiosa amizade com o roqueiro Alice Cooper.  

Testes de DNA serão realizados em seu corpo para descobrir se a vidente Pilar Abel Martínez, hoje com  61 anos, é mesmo sua filha.  Martínez afirma que o artista conheceu a sua mãe em 1950, no enclave costeiro de Port-Lligat, onde o pintor passava longas temporadas. Já casado com Gala, sua única mulher, teve um caso secreto com sua mãe.

Pilar Abel Martínez, a possível herdeira / Foto: Reuters

A suposta herdeira conta que, quando tinha apenas 8 anos, sua (suposta) avó paterna lhe disse antes de morrer:"Você não é filha do meu filho, o seu pai é um grande pintor, mas eu amo você do mesmo jeito”. Em 2007, ela realizou testes de DNA usando fios de cabelo, restos de pele e uma máscara mortuária, mas segundo afirma foi totalmente boicotada e nem se quer chegou a receber os resultados. Ela ganhou na justiça o direito a fazer o teste. Caso obtenha sucesso, poderá e conseguir 25% do considerável espólio do artista.