Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chile

Corpos de soldados desaparecidos são encontrados 40 anos após acidente

O caso surpreendeu as autoridades do Exército do Chile, que tentaram solucionar a queda de um helicóptero durante décadas

Pamela Malva Publicado em 18/03/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia dos soldados carregando os corpos das vítimas - Divulgação/Exército do Chile
Fotografia dos soldados carregando os corpos das vítimas - Divulgação/Exército do Chile

No dia 26 de novembro de 1981, a queda de um helicóptero no morro El Plomo, na região do Valle Nevado, emocionou toda a população do Chile. No último sábado, 13, após 40 anos de mistério, então, as autoridades do exército do país anunciaram a descoberta dos corpos dos tripulantes da aeronave, de acordo com o UOL.

Segundo as autoridades, o helicóptero ainda não havia sido encontrado porque caiu na Cordilheira dos Andes e acabou soterrado pela neve. Dessa forma, foi apenas graças ao degelo que um avião civil conseguiu identificar a aeronave, no começo de janeiro.

Com registro H159, o helicóptero Lama que pertencia ao exército estava 'escondido' a mais de 5 mil metros de altitude. Por estar em uma região de difícil acesso, inclusive, a aeronave só pôde ser localizada e investigada em março, após diversas tentativas.

Fotografia do enterro dos soldados encontrados / Crédito: Divulgação/Exército do Chile

Ao final das buscas, os cerca de 40 militares e 50 trabalhadores escalados para a operação encontraram os corpos do cabo Ramón Sepúlveda, do agrimensor Mario Benavides, e do segundo-tenente Eduardo Reyes, todos presentes no helicóptero.

No Twitter, então, o Exército do Chile comentou os resultados do resgate. No post, o órgão lamentou as mortes e se despediu “de seus companheiros, que morreram em um acidente em 1981, em Cerro El Plomo, enquanto realizavam atividades de serviço".

Ainda que, para os parentes dos tripulantes encontrados, esse tenha sido o fim de um mistério angustiante, uma família continua procurando respostas. Isso porque, mesmo após as buscas, o corpo do piloto Tenente Ricardo Vizcaya ainda não foi encontrado.