Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Corpos de soldados ucranianos são entregues pela Rússia

Maioria dos militares havia morrido durante conflito na cidade de Mariupol

Redação Publicado em 08/06/2022, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corpos de soldados russos em sacolas - Getty Images
Corpos de soldados russos em sacolas - Getty Images

210 corpos de soldados ucranianos foram devolvidos pela Rússia a Kiev na terça-feira, 7. A maioria dos militares havia morrido durante o conflito contra as forças russas em uma siderúrgica na cidade ucraniana de Mariupol.

"O processo de devolução dos corpos dos soldados mortos em Mariupol está em andamento. Até agora, 210 dos nossos soldados foram devolvidos — a maioria é de defensores heroicos de Azovstal", informou a diretoria de inteligência de Defesa da Ucrânia pelo Twitter.

Os soldados das tropas ucranianas estavam defendendo Mariupol quando ficaram presos na siderúrgica de Azovstal durante semanas em meio à tentativa russa de tomar a cidade. Foi apenas no mês passado que eles se renderam e levados sob custódia pela Rússia.

Nas mãos da Rússia

Segundo o UOL, não existem muitas informações sobre o que aconteceu com os soldados que ficaram presos enquanto defendiam Azovstal, cuja estimativa é de 2 mil oficiais ucranianos.

Antes dessa remessa de corpos, alguns já haviam retornado, como publicado por famílias da unidade Azov da guarda nacional da Ucrânia. A expectativa é que Kiev consiga o restante a partir de trocas de prisioneiros, ainda que parlamentares russos queiram julgá-los.

"O trabalho continua para trazer para casa todos os soldados ucranianos capturados", afirmou ainda a diretoria nas redes sociais.