Notícias » Arqueologia

Cozinha do século 19 é desenterrada na ilha de Maui, no Havaí

No local, foram encontrados restos de alimentos tradicionais, ossos de animais e um peculiar botão feito de osso de 1800

Isabela Barreiros Publicado em 25/03/2020, às 09h00

A escavação realizada em Maui
A escavação realizada em Maui - Divulgação/Dakota Grossman

Vestígios de uma cozinha datada do século 19 foram desenterrados na ilha de Maui, no Havaí. O cômodo faz parte de uma casa famosa da região, construída 1834 pelo missionário e médico estadunidense Dwight Baldwin. Hoje, o local se tornou um museu e leva o nome de Baldwin Home Museum.

A residência havia sido construída com materiais locais, como areia, coral e rocha de lava, tudo isso sobre uma forte estrutura de madeira, que manteria a edificação de pé. A cozinha, porém, foi construída com outros elementos — foram tijolos de barro sobre uma fundação de pedra que moldaram o aposento.

Os pedaços de cerâmica encontrados na cozinha / Crédito: Divulgação/Dakota Grossman

 

De acordo com o diretor da Fundação de Restauração de Lahaina, Theo Morrison, a comida que era preparada no local poderia alimentar até 20 pessoas por dia: os seis filhos da família, visitantes, capitães, missionários e, ainda, viajantes que passavam pela região e eram abrigados pelo médico dono da casa.

Foram encontrados no local, ainda, alimentos tradicionais da ilha, como conchas de moluscos e opihi, uma espécie de lapa comestível. Outros artefatos importantes para a investigação acerca da casa como ossos de animais, peças de porcelana e um botão feito de osso datado de por volta de 1800.