Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cozinha e ‘sala de mulheres’ de 2.400 anos são desenterradas em cidade histórica na Turquia

Foram encontrados espelhos, frascos de fragrâncias, caçarolas e inúmeros potes com funções distintas

Isabela Barreiros Publicado em 07/10/2020, às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escavação realizada na Turquia - Divulgação/AA Photo
Escavação realizada na Turquia - Divulgação/AA Photo

Escavações realizadas na antiga cidade histórica de Patara, na costa mediterrânea da Turquia revelaram descobertas importantes para que se entenda mais sobre a vida diária das pessoas que habitavam a região no passado. Pesquisadores encontraram a estrutura de uma antiga cozinha e uma “sala feminina”.

Os arqueólogos envolvidos nos trabalhos arqueológicos acreditam que ambas as instalações foram construídas há pelo menos 2.400 anos. Especificamente, o segundo achado tratava-se de um “banheiro” destinado apenas para mulheres, contando com espelhos, enfeites e frascos de fragrâncias.

“Em uma sala chamada 'banheiro feminino', encontramos pesos de tear, pequenos itens pertencentes a mulheres, espelhos, enfeites e potes de fragrâncias", explicou o líder das escavações na cidade, Erkan Dündar.

Na cozinha, itens muito valiosos também foram descobertos. “Encontramos os itens de cozinha a granel, potes de esmagamento, potes de armazenamento, potes de óleo, caçarolas e um grampo de cabelo. A cozinha deu-nos importantes informações sobre a vida naquele período”, afirmou o professor.

O mais interessante do local em questão é que a cidade de Patara foi, ao longo dos anos, lar de inúmeras culturas diferentes. Os assentamentos da região de Tepecik, onde as escavações foram realizadas, servem como exemplos sobre como era a vida das pessoas que viveram na região.