Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

Cratera na Marginal Tietê foi causada por vazamento de esgoto

Secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, deu detalhes sobre o incidente nesta terça-feira, 1

Isabela Barreiros Publicado em 01/02/2022, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo - Divulgação/Rede Globo
Cratera aberta na Marginal Tietê, em São Paulo - Divulgação/Rede Globo

A cratera que se abriu ao lado de um túnel de obras da Linha 6-Laranja do Metrô, no lado direito da pista da Marginal Tietê na Freguesia do Ó, em São Paulo, ocorreu em decorrência de um rompimento na galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel.

Foi o que explicou o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, sobre o incidente nesta terça-feira, 1. Segundo ele, “não há riscos” em primeiro momento para os imóveis no entorno, mas análises serão feitas para investigar mais a fundo.

"Houve um rompimento da galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel. Houve um início de vazamento às 8h21, os empregados foram todos removidos rapidamente, e o que começou de uma maneira leve acabou rompendo”, explicou.

“O solo não suportou o peso da galeria e acabou rompendo. A toneladora [tatuzão] passava a três metros abaixo da galeria, não foi um choque da toneladora com a galeria”, acrescentou, segundo o portal g1.

Assim que o incidente foi repercutido, o Corpo de Bombeiros informou que um “tatuzão” havia rompido uma adutora, o que foi responsável por alargar a galeria. O secretário afirmou, porém, não houve choque com a adutora pois o equipamento passou a três metros abaixo da galeria.

"Mas de alguma maneira houve o rompimento e esse problema tem que ser investigado", completou. "Estamos providenciando uma auditoria para identificar exatamente o que ocorreu e os responsáveis para que a gente adote as medidas cabíveis".

Paulo Galli declarou ainda que a Marginal Tietê deve ser reaberta e que a galeria “precisa ser reconstruída e a marginal precisa retomar”. “Toda a equipe da engenharia da Sabesp já está aqui. Já parou de chegar esgoto [na galeria], e está estável", completou.