Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Criada por Isaac Newton, receita bizarra contendo vômito de sapo será leiloada

A prescrição do matemático inglês nunca foi publicada e sua criação focava no combate a peste bubônica durante o século 17

Wallacy Ferrari Publicado em 04/06/2020, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um trecho do manuscrito contendo a bizarra receita - Divulgação
Um trecho do manuscrito contendo a bizarra receita - Divulgação

Em tempos de pandemia, diversas receitas e sugestões de tratamentos duvidosos costumam ser propagados oferecendo a cura de um empecilho. Porém, uma prescrição do cientista inglês Isaac Newton, datada em 1667, chama atenção para um tratamento bizarro que poderia curar a peste bubônica.

Em duas páginas, o matemático orienta uma receita combinando partes de sapo em pó com vômito do próprio animal para formar uma pasta bizarra. De acordo com as anotações, Newton forçou um sapo a vomitar após deixá-lo preso por três dias em uma chaminé: “A combinação de sapos em pó com as excreções e soro transformados em pastilhas e usados ​​na área afetada afastou o contágio e retirou a infecção”.

A estranha receita nunca chegou a ser publicada, mas foi repassado para sobrinha do cientista, Catherine Conduitt, que por sua vez, integrou a obra ao seu acervo e, posteriormente, repassou para diversas instituições de ensino superior. Em uma dessas divisões, a obra chegou às mãos da casa de leilão Bonhams Essential Genius.

Especializada em livros e escrituras de grandes personalidades europeias, a obra foi colocada em um leilão online, que ficará disponível até 10 de junho para lances. Darren Sutherland, especialista em livros da casa de leilões, disse em entrevista ao The Guardian que a estimativa do valor das páginas é de cerca de 80 mil euros (quase 500 mil reais).