Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Cultura em casa: Museu do Ipiranga agora permite visitas virtuais

Novidade veio na forma de site e aplicativo, onde e é possível visitar exposições e viajar de balão com seu avatar

Ingredi Brunato Publicado em 08/09/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem disponível no site Museu do Ipiranga Virtual - Divulgação/Museu do Ipiranga
Imagem disponível no site Museu do Ipiranga Virtual - Divulgação/Museu do Ipiranga

Em comemoração aos 198 anos da Independência do Brasil, completados nessa segunda, dia 09, o Museu Ipiranga lançou um aplicativo chamado “Museu do Ipiranga Virtual”. Nele, é possível fazer tours pelas exposições e belos jardins do museu, além de experienciar um vôo panorâmico de balão

De forma similar a um jogo, o visitante é representado por um avatar no aplicativo. O personagem pode ser conduzido pelos cenários virtuais, e ainda consegue fazer interações com a fachada do prédio.

O Museu do Ipiranga, que pertence à Universidade de São Paulo (USP), está fechado para obras desde 2013, quando o prédio foi atignido por um incêndio. A previsão de reabertura está para daqui a dois anos, em 2022. Com o lançamento do aplicativo, que está disponível para Windows e iOS, além de ser acessível pelo navegador, essa espera fica mais fácil de aguentar.

A instituição também teve uma série de outras novidades, que foram lançadas desde metade de agosto. O “Museu do Ipiranga Virtual” é apenas a mais recente delas, inaugurada no dia primeiro de setembro. 

Outro exemplo são os filtros de Instagram, que podem ser usados pelos usuários para aplicar imagens de figuras famosas dos acervos do museu em seu próprio rosto. A coleção inclui D.Pedro I, Tiradentes e Imperatriz Leopoldina, entre outros.