Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cumbre Vieja

Cumbre Vieja continua causando estragos nas Ilhas Canárias

O vulcão, que ainda está ativo, representa ameaça para prédios e plantações

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/12/2021, às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem limpando as ruas após erupção do Cumbre Vieja em outubro - Getty Images
Homem limpando as ruas após erupção do Cumbre Vieja em outubro - Getty Images

Foi comunicado pelo Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias que tubos de lava do vulcão Cumbre Vieja, localizado em La Palma, ilha espanhola, voltaram a despejar lava derretida na última segunda-feira, 29

Na região oeste de La Palma, próxima à costa africana, a lava ameaça os prédios de La Laguna, uma cidade que já foi evacuada pelo governo espanhol há mais de um mês. As informações são da CNN. 

A lava, vinda de erupções que acontecem desde 19 de setembro de 2021, já chegou até o Oceano Atlântico por meio de dois locais na costa oeste da ilha, caindo de falésias e se somando diretamente à costa. 

Os dados do comitê que monitora os efeitos da erupção apontam que a lava destruiu 1.134 hectares de terra, um terço deles pertencendo a  terras agrícolas, e que a região costeira hoje já possui 48 hectares de aterro de lava.