Notícias » Entretenimento

A curiosa entrevista de Jô Soares com Mikhail Gorbachev: "Custou 5 mil dólares"

Feita durante a Copa do Mundo de 1994, o ex-líder da URSS previu o Brasil tetracampeão e protagonizou cena inimaginável

Wallacy Ferrari Publicado em 27/03/2022, às 08h00

Gorbachev e Jô em fotografia
Gorbachev e Jô em fotografia - Divulgação / ESPN

Em 1994, o entrevistador Jô Soares já estava completando seis anos de sucesso no SBT ao trazer para o Brasil o formato de talk-show diário com o quimérico "Jô Soares Onze & Meia". Em âmbito de comemoração, a cervejaria Brahma organizou uma grande ação de marketing, por intermédio do publicitário Eduardo Fischer, para unir o apresentador com a Copa do Mundo de Futebol que ocorreria naquele ano — um projeto ambicioso.

apresentaria seu talk-show no país-sede do torneio, que era os Estados Unidos, e ainda faria matérias nos países que o Brasil enfrentaria durante o mundial. A primeira partida foi contra a Rússia e, logo na estreia, teve vitória dupla.

Nos campos, Raí e Romáriomarcavam os dois gols brasileiros que garantiram a vitória e, pela noite, o apresentador estaria frente-a-frente com um dos maiores líderes do século 20, em Moscou: Mikail Gorbachev.

Pedido inusitado

Conforme contado pelo marqueteiro João Henrique Areias no livro “Uma Bela Jogada: 20 anos de Marketing Esportivo”, a Brahma não apenas promovia a liderança em vendas da cerveja pelo slogan “Número 1” através de comerciais, emblemas sinalizando o indicador apontado para cima e até jingle, mas chegou até a negociar com jogadores para comemorarem com o dedo levantado.

Com , não foi diferente; tanto na abertura de seu programa especial na Copa quanto em comerciais e fotografias, tornou-se garoto-propaganda do gesto. Por outro lado, dada a seriedade do encontro com o líder soviético, qualquer menção sobre cerveja ou o sinal poderia soar desconfortável — ou, pelo menos, deveria.

Jô Soares com Mikhail Gorbachev em entrevista / Crédito: Divulgação / Brahma

A pedido dos publicitários, o comunicador deveria pedir para Gorbachev, em certo momento da entrevista, levantar o dedo e gesticular a referência publicitária. , por sua vez, achou um absurdo, como declarou no livro, mas não sabia dar negociações anteriores pela ação.

Líder-propaganda

Para a esperada entrevista, os publicitários tiveram que pagar surpreendentes US$ 5 mil dólares, valor considerado merreca para um líder tão prestigiado a altura. Mais surpreendente ainda era a forma: Gorbachev aceitava o dinheiro apenas por baixo dos panos, sem declarar a quantia — e seu secretário ainda receberia 1/5 do valor.

Antes mesmo que solicitasse pela pedida publicitária do sinal com a mão, foi surpreendido com algo já organizado entre os marqueteiros e o ex-líder da União Soviética.

Ao ser perguntado se o Brasil ganharia a Copa do Mundo, algo repentino chamou a atenção do apresentador: “Brasil? Sim, Brasil, número um!”, disse Mikail Gorbachev fazendo o sinal com o indicador.

Ainda na biografia, enaltece que, ao ver Gorbachev “acabar na Brahma”, entendeu que o comportamento era um retrato da Rússia pós-Soviética. Contudo, não apenas a recepção popular da entrevista foi a altura, como o líder estava correto, visto que o Brasil se tornaria, ao final do torneio, tetracampeão mundial.


+Saiba mais sobre a União Soviética por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Barbarossa. A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, de Will Fowler (2015) - https://amzn.to/3djHInN

O último império: Os últimos dias da União Soviética, de Serhii Plokhy (e-book) - https://amzn.to/2pRjTjz

História da União Soviética, de Peter Kenez (2007) - https://amzn.to/2N6dpoE

A Invasão da União Soviética Pela Alemanha Nazista em 1941, de Will Fowler (2015) - https://amzn.to/2pVvlud

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W