Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Curiosa espécie marítima surge de repente nas praias de Maceió

Conhecidos como Dragões azuis, os animais não apresentam nenhuma ameaça, mas surpreendem com sua aparência

Pamela Malva Publicado em 18/05/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de um Dragão azul - Sylke Rohrlach/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de um Dragão azul - Sylke Rohrlach/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Durante o último final de semana, banhistas de diversas praias de Maceió, em Alagoas, se surpreenderam com o surgimento de um intrigante animal nas areias da região. Segundo o site Alagoas 24 horas, tratam-se dos chamados Dragões azuis.

Donos de uma aparência exótica, os Glaucus atlanticus são lesmas marinhas primas dos caracóis e chegam aos três centímetros de comprimento. Ainda mais, segundo Cláudio Sampaio, professor da Universidade Federal de Alagoas, os Dragões azuis, cujo nome remete à sua coloração, são absolutamente inofensivos.

De acordo com o especialista, a espécie pode ter aparecido nas orlas de Maceió por culpa dos ventos registrados na região durante essa parte do ano. Assim como as caravelas encontradas nas praias no mesmo período, os Dragões azuis vivem em águas oceânicas e provavelmente foram arrastados até a areia.

Por fim, Cláudio pede que os banhistas filmem ou fotografem os animais, a fim de enviar as imagens para a Universidade. Dessa forma, os cientistas poderão analisar o comportamento da espécie mais de perto. Quanto às caravelas, uma espécie de água-viva que pode causar queimaduras de 3º grau, o ideal é manter distância do animal.