Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Curiosa queda de meteoro no Rio Grande do Sul é registrada

Foi dissipado a 40km de altitude de Porto Alegre

Alan de Oliveira | @baco.deoli, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/04/2022, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Queda de meteoro em RS - Divulgação / Observatório Espacial Heller & Jung
Queda de meteoro em RS - Divulgação / Observatório Espacial Heller & Jung

Na manhã desta quarta-feira, 6, o Observatório Espacial Heller & Jung conseguiu captar a queda de um meteoro sobre o céu do Rio Grande do Sul.

Conforme a instituição, o meteoro, que é chamado de “fireball”, caiu em meio às nuvens no horário de 20h47, na região sul da capital.

“Apesar do céu nublado foi possível fazer o registro de um meteoro que teve alta intensidade (brilho) com magnitude de -7. O meteoro foi extinto há 40 Km de altitude sobre Porto Alegre. Teve a duração de 3 segundos”, afirmou em nota o Observatório.

Mesmo com a visibilidade menor devido ao céu nublado, é possível ver o brilho, que foi extinto em uma distância de 40km de altitude do estado, com uma breve passagem de 3 segundos.

Ainda não se sabe a qual corpo celeste o fragmento pertence, o que pode ser parte de um asteroide ou cometa desconhecido. 

A queda foi relatada também por um morador da Praia de Jardim do Éden do município de Tramandaí.