Notícias » Arqueologia

Curiosos esqueletos de 8.000 anos são encontrados na Bulgária

Arqueólogos búlgaros detectaram um total de quatro túmulos em um terreno na cidade de Sófia, que um dia foi um assentamento do Neolítico

Vanessa Centamori Publicado em 30/07/2020, às 10h51

Esqueleto de 8.000 anos, encontrado na Bulgária
Esqueleto de 8.000 anos, encontrado na Bulgária - Academia de Ciências da Bulgária/Divulgação

Na capital búlgara, Sófia, arqueólogos desenterraram quatro túmulos contendo ossadas de 8.000 anos, segundo informações divulgadas por um comunicado da Academia de Ciências da Bulgária. Os esqueletos estavam no sítio arqueológico de Slatina, que foi um vilarejo no Neolítico. 

Entre os séculos 7 a 6 a.C, durante um período de 500 anos, o local foi residência para uma comunidade de pastores e agricultores e pode revelar informações importantes sobre como era a vida na pré-história. 

Esqueleto virado com barriga para baixo / Crédito: Academia de Ciências da Bulgária/Divulgação

 

Entre os achados da região, estavam um esqueleto de uma mulher, deitada de barriga para baixo, e os ossos de um homem com uma mão atrás das costas. Havia ainda os restos de uma criança, enterrada em uma cova junto a um homem adulto. 

Especialistas ao lado de peças encontradas no sítio arqueológico de Slatina / Crédito: Academia de Ciências da Bulgária/Divulgação

 

Além dos ossos, os pesquisadores descobriram também artefatos variados no mesmo sítio arqueológico. Entre eles, estava um tear, partes de um fuso para fiar e alguns vasos de cerâmica.