Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Da bola de ferro a restos mortais: 5 itens singulares que foram deixados na Lua

Ao longo de quase 52 anos, missões espaciais deixaram diversos souvenirs um tanto quando curiosos por lá

Fabio Previdelli Publicado em 25/02/2021, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A única foto de Neil Armstrong na Lua - Divulgação/ Christie's
A única foto de Neil Armstrong na Lua - Divulgação/ Christie's

Em 20 de julho de 1969, o homem pisava na Lua pela primeira vez. Desde então, diversas outras missões foram lançadas até o nosso satélite natural. Para ser mais preciso, ao longo desses quase 52 anos, onze missões tripuladas foram realizadas só no Projeto Apollo, sendo que seis delas pousaram na Lua. 

No total, doze astronautas caminharam pelo solo lunar. Por lá, fizeram diversos experimentos científicos e, também, deixaram diversos souvenirs um tanto quando curiosos. Pensando nisso, o site do Aventuras separou 5 objetos bizarros que foram deixados na Lua. Confira! 

1. As cinzas de um cientista 

O norte-americano Eugene Shoemaker foi grande nome da ciência planetária. Atuando incessantemente no desenvolvimento de importantes pesquisas durante o século 20, suas descobertas contribuíram em muito para estudos em diferentes áreas. 

Shoemaker foi um importante cientista / Crédito: Domínio Público / Nasa

Devido ao imenso legado, após sua morte, a comunidade científica realizou algo um tanto incomum: tornou-o o primeiro e único homem cujos 'restos mortais' foram depositados na Lua. O responsável pelo transporte foi a sonda lunar Prospector.


2. Fezes, Urina e Vômito 

Como já citado, nas últimas décadas, diversas expedições espaciais missões espaciais tiveram a Lua como destino. Astronautas trouxeram diversas amostras científicas da superfície e de rochas lunares, porém, deixaram um material muito menos rico em termos científicos: sacos de fezes, urina e vômito.  

O cientista Charlie Duke, da Apollo 16, missão ocorrida no ano de 1972, confirmou que deixou resíduos para trás e ainda deu sua justificativa, dizendo que ele e a tripulação acreditavam que o lixo desapareceria pela ação da radiação solar. 

Foto tirada por Neil Armstrong mostra um saco branco que pode ser uma das "bolsas de cocô"/ Crédito: Divulgação / NASA

A NASA pretende voltar à órbita lunar a partir de 2024, através do Programa Artemis. Uma das pesquisas principais do programa é voltar para o espaço para recuperar artefatos deixados por lá durante as missões Apollo.


3. Um martelo e a pena de um falcão  

No dia 26 de julho de 1971 aconteceu o lançamento da missão Apollo 15, que levou os astronautas David ScottAlfred Worden e James Irwin até a Lua. A expedição é conhecida por ser a primeira ater um foco maior na ciência do que missões anteriores.  

Foi nela, inclusive, que Scott pôs à prova um conhecido experimento físico que questiona o que cai mais rápido: um martelo ou uma pena de falcão. Em condições normais, o martelo cairá primeiro, já que a resistência do ar é maior na pena.  

A pena que foi deixada na Lua / Crédito: Divulgação/ NASA

Porém, se você remover esse fator, a experiência se torna bem mais interessante. Empunhando um martelo de coleta e a pena de um falcão Baggin, mascote da Academia da Força Aérea Norte Americana, o astronauta ergueu os dois a uma altura de cerca de metro na frente de uma câmera.

Ao soltar os objetos, eles chegaram ao solo no mesmo tempo. Como forma de recordar o experimento, ele deixou os dois objetos lá, da maneira que caíram. Além disso, um trevo de quatro folhas foi deixado ao lado do experimento. 


4. Bola de ferro soviética 

Em 1959, União Soviética e Estados Unidos ainda estavam nos primeiros anos da Corrida Espacial, com uma vantagem para o lado vermelho da disputa. Nesse ano, a sonda Luna 2 faria um pouso na superfície de nosso satélite natural.  

A Luna 2, além de dois contadores — um Geiger e um magnetômetro —, transportava dois curiosos objetos: bolas de futebol de ferro com tamanhos distintos, uma de 12 e outra de 7,5 centímetros. Os gomos da bola tinham o selo da União Soviética comunista: a foice e o martelo.  

As bolas de prata enviadas pela União Soviética / Crédito: Divulgação/ Roskosmos

A intenção era de que, quando as bolas fossem lançadas, os gomos se desprenderiam e os gomos com o símbolo da URSS se espalhariam pela Lua, como forma de marcar território, mostrando que os comunistas haviam chegado antes.


5. Um memorial 

Shoemaker é a única pessoa a ter restos mortais depositados na Lua, porém, não é o único que teve uma homenagem em nosso satélite. Voltando a expedição da Apollo 15, os astronautas também levaram uma figura humana feita de alumínio, que tinha 8,5 centímetros de comprimento. 

Ela é chamada de “O astronauta tombado”, sendo concebida com o intuito de homenagear todos os astronautas que morreram durante a Corrida Espacial. A peça, que representa um astronauta sem o traje, foi deixada junto a uma placa de alumínio com os nomes de oito astronautas americanos e seis cosmonautas russos.

“O astronauta tombado” / Crédito: Divulgação/ NASA

A iniciativa partiu dos próprios astronautas, sem que a NASA soubesse, porém, depois da missão, a agência espacial encomendou uma réplica da escultura para que ela fosse deixada em seu museu. 


++Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Picturing Apollo 11: Rare Views and Undiscovered Moments (Edição Inglês), de J. L. Pickering e John Bisney (2019) - https://amzn.to/2UcNKiD

NASA Mission AS-506 Apollo 11 Owners' Workshop Manual: 50th Anniversary of 1st Moon Landing (Edição Inglês), de Christopher Riley e Philip Dolling (2019) - https://amzn.to/2AEMRbO

Moonshot: The Flight of Apollo 11 (Edição Inglês), de Brian Floca (2019) - https://amzn.to/2XA5LK0

Moonfire - the epic journey of apollo 11 (Edição Inglês), de Colum Mccann (2020) - https://amzn.to/3ePsCqA

Moonbound: Apollo 11 and the Dream of Spaceflight (Edição Inglês), de Jonathan Fetter-Vorm (2019) - https://amzn.to/2Ue8iHo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W