Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Da época dos czares, loja Eliseevsky é encerrada na Rússia

A loja de alimentos, localizada em Moscou, é tida como parte importante da história da cidade

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/04/2021, às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A loja por dentro - Wikimedia Commons
A loja por dentro - Wikimedia Commons

Uma famosa loja de alimentos russa anunciou, no último domingo, 11, que, em breve, fechará suas portas após mais de um século de funcionamento. A notícia logo desapontou a muitos moradores de Moscou, que têm o estabelecimento como parte importante da história local. 

Datada do tempo dos czares, a estrutura da Eliseevsky, que fica na rua Tverskaya, é muito parecida com a dos palácios neobarrocos, uma verdadeira obra de arte. Conforme repercutido pelo G1, estão entre as causas para o fechamento a queda no turismo, que se deu em razão da pandemia de Covid-19, e também questões legais.

“Não era apenas um lugar para passar e comprar um pouco de comida”, disse à Reuters Yelena Bakhtina enquanto fazia compras no local. “É um símbolo da cidade. Costumava vir aqui para admirar o interior. É uma pena que não vamos ter mais isso. ”

A tradicional loja em foto de 1913 - Crédito: Snappy Goat

O funcionário da Câmara de Comércio e Indústria, Alexander Kanshin, explicou a uma emissora de televisão russa que há uma série de motivos legais que levaram à decisão de encerrar as atividades do estabelecimento.

Além disso, ele afirma que, hojem em dia, os consumidores têm preferido realizar compras em grandes lojas em áreas residenciais.

Apesar de que a Eliseevsky, em um futuro breve, não funcionará mais, o próximo ocupante do edifício deverá seguir a regra imposta pelas autoridades municipais de preservar interior do local.