Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Eleições

Datafolha: Lula lidera intenções de votos de brasileiros abaixo de 30 anos

Curiosamente, os futuros eleitores do candidato petista vem de todas as áreas do espectro político

Redação Publicado em 27/07/2022, às 16h54

Lula (esq.) e Bolsonaro (dir.) - Getty Images
Lula (esq.) e Bolsonaro (dir.) - Getty Images

As eleições para presidente do Brasil irão ocorrer no próximo mês de outubro, e o Datafolha divulgou um novo levantamento com as intenções de voto de brasileiros entre 16 e 29 anos. 

A pesquisa, que entrevistou pessoalmente um total de 935 pessoas de 12 estados diferentes, concluiu que, entre os eleitores desta faixa etária, 51% votariam em Luiz Inácio Lula da Silvapara o cargo, e 20% elegeriam novamenteJair Bolsonaro. Já Ciro Gomez, o terceiro colocado da enquete, seria eleito por 12%. 

A modalidade de pesquisa espontânea, por sua vez, em que o entrevistador não dá o nome de nenhum político, também terminou com o petista sendo o candidato mais citado para a presidência, segundo divulgado pela Folha de São Paulo. 

Eleitores de direita

Um detalhe curioso é que os brasileiros a responderem que votariam no Lula em um hipotético segundo turno entre ele e o atual presidente vinham de todas as partes do espectro político: 31% se identificavam como sendo de esquerda, enquanto 30% eram de centro e 33% pertenciam à direita. 

Ao se analisar o total das pessoas de direita entrevistadas, Bolsonaro possui vantagem, mas ela é pequena, consistindo em apenas 7 pontos percentuais, de acordo com o Datafolha. A margem de erro do levantamento, vale lembrar, é de 3 pontos percentuais, que podem variar para cima ou para baixo. 


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.