Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Datafolha: Para 75% dos brasileiros, alta da inflação é culpa de governo Bolsonaro

Os dados são de uma nova pesquisa que entrevistou mais de 2.500 pessoas

Redação Publicado em 28/03/2022, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro em sua cerimônia de filiação (2021) - Getty Images
Bolsonaro em sua cerimônia de filiação (2021) - Getty Images

Uma pesquisa executada pelo Datafolha que entrevistou 2.556 brasileiros entre terça e quarta-feira da semana passada concluiu que a maioria da população considera o governo Bolsonaro responsável pela alta inflacionária que anda afetando o mercado nacional. 

De acordo com a Folha de São Paulo, no início de março completamos 6 meses de inflação acima de 10%, números preocupantes e que pesam no bolso do consumidor. 

O levantamento do instituto de pesquisa do Grupo Folha, por sua vez, descobriu que 39% dos eleitores acreditam que a administração deJair Bolsonaro possui "um pouco de responsabilidade" pelo aumento dos preços, enquanto 36% defendem que é, na verdade, "muita responsabilidade". 

Vale lembrar que essas estatísticas possuem uma margem de erro calculada em dois pontos percentuais. 

Em relação à situação inflacionária do país, que já andava precária, a guerra da Rússia contra a Ucrânia infelizmente piorou o cenário ao trazer um novo encarecimento do óleo diesel, da gasolina e do gás de cozinha. 

Conforme uma estimativa do Banco Central publicada na semana passada e repercutida também pela Agência Brasil, lidaremos com uma elevação inflacionária de pelo menos 7,1% em 2022, uma estatística maior que a da previsão anterior feita pelo órgão para esse mesmo ano.