Notícias » Personagem

De Escrava Isaura a Vale Tudo: Falece o autor Gilberto Braga, aos 75 anos

Braga foi responsável pela autoria de novelas que marcaram a rotina dos brasileiros

Redação Publicado em 26/10/2021, às 22h17 - Atualizado às 22h32

Gilberto Braga
Gilberto Braga - Divulgação/ Rede Globo

A teledramaturgia brasileira perdeu um grande nome nesta terça-feira, 26. Aos 75 anos, faleceuGilberto Braga. As informações são do portal de notícias da revista Contigo!

Responsável pela autoria de novelas que apaixonaram brasileiros, como 'Vale Tudo', de 1988, e 'Paraíso Tropical' (2007) - que redeu sua indicação ao Emmy Internacional -, Braga enfrentou uma infecção, segundo repercutido pelo colunista Ancelmo Gois, do O Globo. Ele sofria com o Alzheimer e acabou sofrendo uma perfuração no esôfago.

Nascido no Rio de Janeiro, no ano de 1945, o carioca fez o curso de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ministrou aulas na instituição Aliança Francesa, contudo, foi além.

De Escrava Isaura a Dancin Days

Sua estreia na Globo se deu no ano de 1972 ao adaptar o clássico ‘A Dama das Camélias’, escrito pelo grande Alexandres Dumas no famoso seriado ‘Caso Especial’.

No entanto, o primeiro trabalho solo e de destaque de Braga se deu com a estreia de ‘Escrava Isaura’ (1976), dirigida por Herval Rossano. Vale relembrar que ele também é a mente por trás de outro sucesso que marcou a vida dos noveleiros: 'Dancin Days' (1978).