Notícias » Cultura

De Tiradentes a Ayrton Senna: obra reúne 70 nomes que impactaram a História do Brasil

“Os Heróis Brasileiros”, de Ruy Sodré, trata-se de um livro envolvente que apresenta a história de ilustres figuras que marcaram o país

Victória Gearini Publicado em 18/03/2021, às 18h58

Tiradentes e Ayrton Senna, respectivamente
Tiradentes e Ayrton Senna, respectivamente - Creative Commons

A obra “Os Heróis Brasileiros”, do escritor e aviador Ruy Sodré, reúne mais de 70 figuras históricas que marcaram a história do Brasil. Ao longo das páginas, o leitor se depara com importantes nomes nacionais, como Tiradentes, Santos Dumont, Zumbi dos Palmares,Machado de Assis,Anita Garibaldi eAyrton Senna. 

De acordo com Sodré, a referência para a escolha dos nomes no livro é o Projeto de Lei apresentado e aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República.

[Colocar ALT]
Os Heróis Brasileiros, de Ruy Sodré / Crédito: Divulgação 

Autor de outras duas obras, “O Sonho de Voar – 300 anos de história” e “Santos Dumont um herói brasileiro”, Ruy Sodré dividiu seu projeto em 12 categorias, sendo algumas delas dentro de um contexto histórico, como o período do Brasil Colonial, Independência e a Insurreição Pernambucana, e outras distribuídas por diferentes áreas de atuação, como Literatura, Música e Ciência.

No livro, que conta com ilustrações dos personagens citados, é possível encontrar, ainda, diferentes heroínas brasileiras, como Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Princesa Isabel, Anna Ney (pioneira na enfermagem) e Clara Camarão (indígena considerada uma das pioneiras do movimento feminista no país).

“Os nossos heróis, por suas realizações e legados, fazem com que cada um de nós, brasileiros, cultive suas glórias e suas memórias”, disse o autor.

Segundo Ruy Sodré, seu intuito com este livro é homenagear e perpetuar o legado de grandes nomes brasileiros que de alguma forma impactaram e revolucionaram a história nacional.


+Saiba mais sobre obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

O Tiradentes: Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier, de Lucas Figueiredo (2018) - https://amzn.to/3eO1uvo

Ayrton Senna: Uma Lenda a Toda Velocidade, de Christopher Hilton (2009) - https://amzn.to/3cJltsx

Santos Dumont, de Nereide Schilaro Santa Rosa (2011) - https://amzn.to/38QMDfF

Dom Casmurro, de Machado de Assis (2020) - https://amzn.to/2zq2Xpi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W