Notícias » Entretenimento

Dean Stockwell, ator do ‘Duna’ original de 1984, morre aos 85 anos

Dean Stockwell também fez parte da série de televisão ‘Contratempos’, que foi ao ar até 1993

Isabela Barreiros Publicado em 09/11/2021, às 11h35

Dean Stockwell em 'Duna' (1984)
Dean Stockwell em 'Duna' (1984) - Divulgação/Universal Pictures

Dean Stockwell, ator conhecido por ter interpretado o Dr. Wellington Yue no “Duna” original, que estreou em 1984, faleceu no último domingo, 7, aos 85 anos, por causas naturais. A morte foi confirmada pelos assessores do astro ao site Deadline.

Embora seja conhecido por sua carreira no cinema e televisão, o ator está aposentado nas áreas desde 2015, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e decidiu passar mais tempo ao lado da família e se dedicar às artes plásticas.

Ao longo de sua trajetória no audiovisual, Stockwell, que nasceu em 1936, ficou conhecido por defender a contracultura e por participar de projetos ligados a esse ideal.

Ele recebeu o prêmio de melhor ator por “Compulsion” (1959) e por “Longa Jornada Noite Adentro” (1962) no Festival de Cannes, além de três Emmys e um Globo de Ouro pela série “Contratempos”, que foi ao ar na televisão até 1993.

No entanto, o ator provavelmente ficou mais conhecido no mundo todo por sua participação no icônico “Duna”, dirigido por David Lynch, na década de 1980, em que viveu o Dr. Wellington Yue.

“Duna” inclusive ganhou uma nova adaptação nos cinemas sob a direção de Denis Villeneuve e começou a ser exibida nos cinemas em 21 de outubro deste ano. O filme conta com nomes como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson e Oscar Isaac.