Notícias » Brasil

Defensoria Pública da União pede que o Enem seja reaplicado para estudantes do Complexo do Salgueiro

Ação policial impossibilitou que 501 inscritos comparecessem à prova no final de semana passado

Paola Orlovas, sob supervisão de Isabela Barreiros Publicado em 27/11/2021, às 09h41

Imagem aérea do Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro
Imagem aérea do Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro - Divulgação / YouTube / CNN Brasil

Foi enviado para o Inep, órgão que cuida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um pedido de que a prova fosse reaplicada para os estudantes do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. 

Segundo a Defensoria Pública da União (DPU), que fez a solicitação, ao menos 501 estudantes não conseguiram comparecer à prova no final de semana passado devido a uma ação policial que resultou em dez mortes.

O pedido, feito por Thales Treiger, primeiro defensor regional de direitos humanos da DPU no Rio de Janeiro, procura atender a região num raio de até 5 quilômetros do local da operação policial. 

A solicitação diz que, por conta da ação, diversos serviços foram prejudicados, como o transporte público, assim como o trânsito de moradores do local e daqueles que fariam prova dentro da região. As informações são do portal de notícias R7. 

Thales Treiger também solicitou ao Inep dados sobre o percentual de candidatos que moram ou que fariam o exame na região e que faltaram à prova. O defensor regional de direitos humanos da DPU deu um prazo de três dias para que o Inep respondesse (até este sábado, 27) e não obteve resposta.