Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Delegação russa pode não conseguir comparecer a evento da ONU

O alerta foi feito pela porta-voz da Rússia, Maria Zakharova

Redação Publicado em 28/02/2022, às 07h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou nesta segunda-feira, 28, que uma delegação de Moscou poderá não participar de um evento da Comissão de Desarmamento e do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com ela, a ONU não foi capaz de garantir a presença do grupo em razão das restrições de companhias aéreas russas em espaço aéreo europeu. As informações são do portal de notícias UOL.

"Dado que nossos países vizinhos europeus fecharam seu espaço aéreo para aviões russos, o voo que a delegação russa pretendia fazer para viajar para Genebra —não para uma exposição de arte ou uma conversa sobre problemas ambientais, mas para discussões de questões relacionadas ao desarmamento e direitos humanos— não poderá partir", afirmou Zakharova.

Conforme a fonte, o fechamento de espaços aéreos para companhias russas já foi promovido por diversos países desde que Moscou deu início aos ataques à Ucrânia. No último domingo, 27, a União Europeia declarou que todos os 27 países que compõem o bloco irão adotar a medida.

"Estamos propondo a proibição de todas as aeronaves de propriedade russa registradas e controladas pela Rússia. As aeronaves não poderão decolar, pousar ou sobrevoar o território da União Europeia", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no fim de semana.