Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Dente de mamute de 12 mil anos é leiloado por pescador para ajudar Ucrânia

A ação ocorreu na costa norte de Newburyport, em Massachusetts, EUA, onde o homem encontrou o artefato

Redação Publicado em 12/03/2022, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dente de mamute de 12 mil anos sendo pesado - Divulgação / eBay
Dente de mamute de 12 mil anos sendo pesado - Divulgação / eBay

Um pescador que navegava na costa norte de Newburyport, em Massachusetts, EUA, se surpreendeu ao realizar uma incrível descoberta paleolontologica. Tim Rider estava pescando moluscos em dezembro do ano passado quando se deparou com uma imensa rocha, que posteriormente descobriu ser um dente de mamute com mais de 12 mil anos.

Pesquisadores da Universidade de Hempshire (UHN) foram acionados pelo pescador e sua tripulação para analisar o fóssil encontrado no Oceano. Os especialistas afirmaram se tratar de um resto mortal de um mamute-lanoso, espécie que há milhares de anos era caçada por seres humanos que usavam seus ossos como matéria-prima.

Rider optou por não entregar o artefato arqueológico para a universidade e sim mantê-lo em seu restaurante — especializado em iguarias marítimas — decisão que resultou em muitos novos clientes curiosos.

Meses depois, no início do conflito entre Rússia e Ucrânia, Tim tomou a iniciativa de leiloar o fóssil no eBay, site norte-americano de compras, e direcionar o dinheiro para a World Central Kitchen, organização atualmente responsável por servir comida em diversas cidades ucranianas e em algumas de suas fronteiras.

Eu não posso imaginar como está sendo para aquelas pessoas, então achamos uma organização de caridade que trabalha com comida e o nosso chefe conhecia o trabalho. Obviamente, eu não posso resolver os problemas do mundo como um pescador, mas posso ajudar a diminuir o sofrimento", afirmou o pescador.