Notícias » Europa

Depois de sanções a bancos, russos tentam sacar dinheiro

Residentes da Rússia temem um possível colapso do rublo

Paola Orlovas, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 28/02/2022, às 13h00

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Getty Images

Cidadãos russos estão se dirigindo até agências bancárias e caixas eletrônicos para tentar retirar dinheiro, sejam rublos ou dólares. Os habitantes da Rússia temem um possível colapso da moeda do país.

Residentes russos começaram a tentar sacar moedas estrangeiras durante a manhã da última quinta-feira, 24, depois que Vladimir Putin tomou a decisão de começar a invasão em larga escala na Ucrânia. As informações são da Folha de São Paulo.

Durante o fim de semana, países membros da União Europeia discutiram medidas para conseguir reduzir a capacidade do banco central russo de usar reservas em moeda estrangeira. Os cidadãos russos, com medo de não conseguirem pagar com cartões Mastercard e Visa, estão procurando outras moedas.

O banco central da Rússia tentou acalmar o público por meio de um comunicado: "O sistema bancário russo é estável, possui reservas de capital e liquidez suficientes para funcionar sem interrupções em qualquer situação. Todos os fundos de clientes estão seguros e disponíveis a qualquer momento."