Produto utilizado tanto na fabricação de fertilizantes quanto de explosivos provocou explosão no Líbano em 2020
Redação Publicado em 16/05/2022, às 14h17
Um depósito que armazenava nitrato de amônio foi bombardeado pelas tropas russas em Kharkiv, no noroeste da Ucrâna, conforme anunciaram as autoridades regionais nesta segunda-feira, 16.
"A explosão na região de Kharkiv não representa uma ameaça para a população local", assegurou o governador Donetsk, que fica ao lado de Kharkiv, em seu perfil no Telegram. Junto à mensagem, o político publicou uma foto mostrando uma grande nuvem laranja que se formou após as bombas atingirem o local. As informações são da agência de notícias AFP.
"Um obus russo alcançou um depósito na região de Kharkiv onde, segundo informações preliminares, era armazenado nitrato de amônio" declarou o governador, que afirmou que "a coluna de fumaça pode assustar, mas não há razão para pânico".
O nitrato de amônio é geralmente utilizado como fertilizante, mas também possui uso na fabricação de explosivos. De acordo com a fonte, as explosões no porto e na cidade de Beirute, no Líbano, ocorridas em agosto de 2020, se deram em razão do armazenamento inadequado do produto.