Notícias » Brasil

Deputado petista publica vídeo sobre ataque americano usando imagens de jogo de celular

Carlos Zarattini, que participa da CPI das Fake News, apagou a publicação após ser repreendido

Fabio Previdelli Publicado em 06/01/2020, às 15h04

Foto do Deputado Federal Carlos Zarattini
Foto do Deputado Federal Carlos Zarattini - Wikimedia Commons

Os ataques americanos contra o Irã, que acabaram vitimando o general iraniano Qasem Soleimani e outras 14 pessoas, continuam repercutindo nas redes sociais. Entretanto, apesar da dimensão do ocorrido, muitas informações equivocadas circulam sobre o episódio.

O mais recente caso ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6. Em sua conta no twitter, o deputado federal por São Paulo Carlos Zarattini, do PT, publicou um vídeo que, segundo ele, seria da ação militar americana.

Reprodução do tweet do deputado Carlos Zarattini / Crédito: Reprodução

 

Na cena, é possível ver um comboio de veículos sendo observados do alto quando são disparados tiros de metralhadoras e mísseis. "Massacre brutal. Veja como os drones americanos mataram o general iraniano Qasem Suleimani”, dizia o tweet do deputado.

Porém, não demorou muito até que alguns seguidores perceberem que as imagens pertenciam ao jogo de celular “AC-130 Gunship Simulator: Special Ops Squadron”, que foi lançado em 2014.

Imagem do jogo AC-130 Gunship Simulator: Special Ops Squadron / Crédito: Divulgação

 

Zarattini, que ironicamente é um participante ativo da Comissão Parlamentar de Inquérito das Fakes News, apagou a publicação após ser repreendido. Até o momento ele não comentou o tweet em suas redes sociais.