Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Derretimento de geleiras revela artefatos da Era Viking na Noruega

Pesquisadores encontraram uma trilha há muito tempo perdida, que revelou itens valiosos e muito bem preservados

Paola Churchill Publicado em 19/05/2020, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luva datada do século 9 encontrada na trilha - Divulgação/Antiquity Publications
Luva datada do século 9 encontrada na trilha - Divulgação/Antiquity Publications

O derretimento das geleiras da Noruega possibilitou que os arqueólogos fizessem uma incrível descoberta de artefatos raríssimos da Era Viking, em Lendbreen.

O derretimento desses grandes blocos de gelo revelou uma trilha há muito tempo esquecida em LendBreen. Seguindo por esse caminho, os pesquisadores encontraram itens muito bem preservados, como: ossos de animais, roupas, sapatos, uma grande variedade de ferramentas e equipamentos de montaria.

Os achados irão oferecer novos dados sobre como a antiga civilização vivia. O estudo foi publicado por Lars Pilø, co-diretor do Programa de Arqueologia das Geleiras (GAP) que recupera e ajuda na identificação de objetos históricos nas geleiras norueguesas.

Broca de madeira muito bem conservada encontrada na trilha de Lendbren, na Noruega/Crédito: Divulgação/Antiquity Publications

"Uma passagem perdida nas montanhas é uma descoberta dos sonhos para os arqueólogos glaciais" afirmou o pesquisador.

Os cientistas examinaram os objetos encontrados e fizeram uma reconstrução de como as pessoas usavam a trilha. Assim, foi possível compreender que o lugar era uma via muito movimentada durante a Era Viking, mas foi sendo esquecida no século 16.