Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Descendente de Pedro II diz que desastre em Petrópolis "tem culpados que todos conhecem"

A fala é de João Henrique de Orléans e Bragança, bisneto da princesa Isabel

Redação Publicado em 19/02/2022, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Henrique de Orléans e Bragança - Divulgação / Vídeo / Youtube / Museu da Pessoa
João Henrique de Orléans e Bragança - Divulgação / Vídeo / Youtube / Museu da Pessoa

João Henrique de Orléans e Bragança, descendente do imperador D. Pedro II, declarou que o desastre ocorrido em Petrópolis esta semana 'tem culpados que todos conhecem". Segundo ele, "são os vários prefeitos e vereadores da cidade que incentivaram a ocupação dos morros da região."

"Falava-se abertamente disso nos anos 1970. Os políticos traziam gente de Nova Iguaçu e Caxias, davam terrenos em áreas de risco, sem escritura nenhuma, em troca de as pessoas mudarem o domicílio eleitoral para a cidade. 'Venham para Petrópolis que tem terreno para construir', diziam na época. E até hoje é assim", declarou à Folha Orléans e Bragança, quem é bisneto da princesa Isabel.

Não tinha Ministério Público, não tinha preocupação com o ambiente, não tinha associação de moradores. Seja de esquerda, centro ou direita, os políticos não ligam. Só fazem obras para aparecer e não querem saber se quase metade dos moradores de Petrópolis está em área de risco. Não ligam se morrerão soterrados", completou João Henrique.

Ele declarou ter visitado a cidade frequentemente durante a infância e a adolescência. Contudo, na década de 1970, se afastou da região e passou a morar em Paraty, onde vive até hoje. "Meu pai teve imóveis em Petrópolis, mas se desfez há muito tempo", contou à Folha.