Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cruzadas

Cientistas descobrem a causa da morte de Luís IX, o rei da França que virou santo

O famoso rei-santo foi responsável pela Cruzada até a Tunísia, entretanto, uma estupidez o levou à morte. Entenda!

André Nogueira Publicado em 24/06/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

As teorias que apontam a peste como causa da morte do rei Luís IX não tem fundamento documental. Um novo estudo de arqueologia forense levantou, recentemente, uma nova hipótese para a morte do rei-santo. Ele teria morrido, na verdade, de escorbuto ou pelas complicações da doença. 

A origem da doença teria sido de uma estupidez que, na verdade, era comum entre os invasores coloniais da época: Luís teria se recusado a se alimentar da comida local africana durante sua Cruzada na década de 1270.

Os especialistas usaram fragmentos do maxilar do rei, que estão na Catedral de Notre-Dame, para chegar a essa conclusão. A mandíbula apresenta danos na gengiva e nos ossos, o que condiz com os sintomas do escorbuto. A falta de ingestão de comida num cardápio equilibrado teria reduzido a absorção de Vitamina C de Luís, levando-o ao agravamento da saúde. Luís morreu cinco semanas após o desembarque em Cartago.

Mandíbula do rei / Crédito: Divulgação

Isso porque a Cruzada de Luís foi até a Tunísia, terra rica em frutas e legumes repletos de Vitamina C. Com a recusa do Rei, sua saúde piorou. Foi a última viagem dele na tentativa de tomar a Terra Santa.

Escorbuto é uma condição rara de saúde em que a falta de Vitamina C impede a substituição e renovação do colágeno nos tecidos do corpo, gerando dores, sangramentos e fragilidade. Era uma doença comum em piratas e viajantes, por falta de consumo de frutas. Uma equipe de pesquisadores coordenada pelo patologista Philippe Charlier acredita estar confirmado o diagnóstico de escorbuto de Luís IX.

Morte de Luís IX em Tunis / Crédito: Wikimeida commons

Foi usada da datação de Carbono-14 para autenticar a origem da queixada analisada. O exame ósseo confirmou o escorbuto, pois a fibra da estrutura estava fragilizada.

Cronistas da época relataram como São Luís perdeu os dentes e cuspiu pedaços de suas gengivas - o que é consistente com o que foi analisado em sua mandíbula. Por muito tempo, historiadores usaram esse tipo de relato para afirmar que Luís teria morrido de Peste, mas as fontes não são tão precisas.