Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-História

Nove incríveis estátuas humanoides da Idade do Bronze são encontradas

Segundo os especialistas, as esculturas de 2.000 anos representam o corpo humano

André Nogueira Publicado em 09/12/2019, às 13h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Figura de pedra data da Idade do Bronze - Orkney Research Centre for Archaeology
Figura de pedra data da Idade do Bronze - Orkney Research Centre for Archaeology

Durante obras na estação de eletricidade de Orkney, na Escócia, pesquisadores encontraram nove esculturas de pedra da Idade do Bronze. Com 50 cm de altura, os artefatos líticos reproduzem as regiões do busto, ombros, pescoço e cabeça de uma pessoa.

A primeira escultura encontrada foi apelidada de Finstown Fella (Cara de Finstown), em referência ao local de encontro. Depois, mais oito do tipo foram desenterradas. Segundo a datação provisória, os objetos dão de 2.000 a.C.

Crédito: Orkney Research Centre for Archaeology

Beel também relatou que todas as regiões curvadas das pedras foram esculpidas. Segundo ele, as descobertas foram feitas com uma nova técnica de escavação que consiste em lascar flocos de pedra com uma ferramenta pontiaguda.

"Definitivamente se parece com uma cabeça, e sob algumas luzes você acha que pode ver características nela. Mas seja intencional ou não, não podemos dizer", afirmou Sean Bell, diretor do site da ORCA (Orkney Research Centre for Archaeology) à BBC.