Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova Guiné

Descoberta de artefatos pré-históricos indicam existência da era neolítica na Nova Guiné

Os itens encontrados são fundamentais para o entendimento do comportamento dos indivíduos do passado

Gabriel Fagundes Publicado em 26/03/2020, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foram esses artefatos de pedra encontrados por moradores locais em 2016 que motivaram as escavações no local de Waim, na Nova Guiné - Divulgação/Ben Shaw
Foram esses artefatos de pedra encontrados por moradores locais em 2016 que motivaram as escavações no local de Waim, na Nova Guiné - Divulgação/Ben Shaw

Novos artefatos históricos foram encontrados no sítio arqueológico de Waim, nas montanhas da Nova Guiné. Os objetos são fundamentais para o entendimento da transformação ocorrida no comportamento humano entre 5.050 e 4.200 anos, por conta do surgimento generalizado da agricultura, que proporcionou uma era neolítica regional semelhante ao neolítico da Eurásia.

Contudo, o desenvolvimento da lavoura na Nova Guiné ocorreu por volta de 8.000 a 4.000 anos atrás, por isso existem poucas evidências de mudanças sociais, dos comportamentos dos indivíduos que ali viveram, diferentemente do que ocorreu em outras partes do mundo.

E foi visando compreender de forma mais profunda como era a vida nessa região à medida que a agricultura se espalhou, que o arqueólogo Ben Shaw da Universidade de New South Wales, em Sydney, juntamente com outros pesquisadores escavaram e examinaram diversos artefatos do sítio de Waim.

As principais descobertas foram: um pedaço de rosto humano ou animal talhado, dois pilões de pedra com traços de inhame, amido de frutas, nozes e uma ferramenta para cortar. Além disso, uma pedra manchada por um pigmento com marcas que podem ter sido usadas para aplicar corantes nas fibras das plantas e um fragmento de rocha rico em ferro, que provavelmente foi usado com outras pedras para criar faíscas e provocar incêndio.

"O que é realmente emocionante é que esta foi a primeira vez que esses artefatos foram encontrados no solo, o que agora nos permitiu determinar sua idade com datação por radiocarbono", disse Shaw. Ademais, o crescimento da agricultura na Nova Guiné aparentemente veio a influenciar no comércio marítimo de longa distância, dizem os cientistas.