Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Descoberta de caverna sob um dos castelos mais famosos da Polônia deixa arqueólogos surpresos

A caverna ainda inexplorada faz parte de uma lenda antiga e foi encontrada dentro das muralhas do castelo Olsztyn.

Giovanna de Matteo Publicado em 05/08/2020, às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruínas de castelo na Polônia - Wikipedia
Ruínas de castelo na Polônia - Wikipedia

Arqueólogos revelaram a descoberta de uma caverna e uma rede de túneis sob o castelo de Olsztyn, na Polônia — importante marco para a cultura polonesa por estar cercado de lendas e mitos a seu respeito.

Erguido no século 14, hoje em dia tudo o que pode ser visto da construção são suas ruínas, que enfeitam a vista do planalto de Cracóvia-Częstochowa. Mas, graças á descoberta, a famosa lenda da existência de um túnel secreto, que liga o castelo ao Mosteiro Jasna Góra, pode ser uma real possibilidade.

Esse túnel teria sido usado para apartar Madona Negra, declarada Rainha da Polônia e um dos símbolos mais honrados nos tempos de guerra.

Mosteiro Jasna Góra / Wikipedia

Quando os arqueológos perceberam que a superfície do que é chamado de "Caverna do Castelo Inferior" era sedimentar endurecida, a descoberta de uma caverna sob seus pés se tornou realidade. Apesar de ainda não terem cavado, os testes revelaram que havia um enorme vazio sob o chão que pisavam.Os cientistas se animam com a equipe de espeleólogos que se comprometeu a ajudar na exploração desse sistema de túneis.

Ademais, os arqueólogos também exibiram alguns artefatos encontrados no local que datam de séculos atrás, incluindo um azulejo da Idade Média que representa um falcoeiro de caça.