Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Madagascar

Descoberta em 2020, espécie de orquídea é considerada a ‘mais feia do mundo’

Chamada de Gastrodia agnicellus, a planta que foi encontrada em Madagascar, choca por sua aparência peculiar

Penélope Coelho Publicado em 18/12/2020, às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Gastrodia agnicellus - Divulgação/Rick Burian
Imagem da Gastrodia agnicellus - Divulgação/Rick Burian

De acordo com especialistas do Royal Botanic Gardens, do Reino Unido, cerca de 156 novas espécies de plantas e fungos foram descobertas no ano de 2020, o destaque fica para a orquídea Gastrodia agnicellus, considerada a ‘mais feia do mundo’. As informações são do jornal The Guardian.

Encontrada em um parque ecológico no Madagascar, a ‘orquídea mais feia do mundo’, não apresenta folhas e cresce em volta de um caule carnudo. De acordo com os especialistas, a flor permanece durante a maior parte do tempo no subsolo, buscando a parte mais úmida da terra, a plana só emerge quando está para florescer.

“Não é muito atraente, devo dizer — tem uma aparência de carne, vermelha por dentro e marrom por fora", revelou o pesquisador Johan Hermans, em entrevista à CNN. Contudo, apesar do formato peculiar da planta, os cientistas revelaram que o cheiro da Gastrodia agnicellus é muito agradável e remete a almíscar rosa.

De acordo com os especialistas, apesar da descoberta de centenas de novas espécies neste ano, o cenário é preocupante. Os pesquisadores revelaram que muitas dessas plantas já estão ameaçadas de extinção, em decorrência de problemas em seu habitat natural, como, poluição e mudanças climáticas.