Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Descobertas recentes de Pompeia estão disponíveis em novo tour virtual. Confira o vídeo

A Casa dos Jardins e o Painel de Órion são apresentados em novo projeto do sítio arqueológico do local destruído pelo Vesúvio em 79

André Nogueira Publicado em 09/04/2020, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vista do tour virtual - Divulgação/Youtube
Vista do tour virtual - Divulgação/Youtube

Em meio à epidemia de coronavírus, as descobertas do famoso sítio romano de Pompeia, assim como suas recentes escavações, foram reveladas através de tours virtuais propostos pelo diretor do parque Massimo Osanna.

O local, devastado pela erupção do Vesúvio em 79, é repleto de objetos de alto valor arqueológico. O passeio virtual expõe importantes descobertas recentes, como salões e afrescos da Era Romana.

Entre os novos achados, estão disponíveis algumas domus, ou residências urbanas da alta classe patrícia, e artes domésticas importantes, como afrescos em tricínios (salões de jantar), pórticos e jardins. Entre eles, também foi divulgado o mosaico de Órion, uma pintura muito bem preservada. O tour, realizado em italiano, apresenta essas obras.

“Essas escavações renderam uma seção extraordinária da vida cotidiana da cidade. Graças a todos os arqueólogos, arquitetos, engenheiros e técnicos que trabalharam incansavelmente aqui conosco, foi possível documentar esse extraordinário patrimônio de uma maneira altamente avançada tecnologicamente, começando com os drones, cujas imagens foram usadas para criar este vídeo exclusivo que lhe oferecemos”, afirmou Osanna em comunicado.

Painel de Orion / Crédito: pompeiisites.org

A Casa do Jardim, importante descoberta que foi aproveitada por paleobotânicos para restaurar e compreender a cultura de jardinagem da época, é apresentada entre as estruturas urbanas do tour. Também é visível um pórtico com artes no Quarto Estilo Pompeiano e o acesso a um triclínio decorado com painéis vermelhos.

As principais pinturas do local revelam imagens de deuses e figuras relacionadas ao amor e ao erotismo.

Além dos corpos fossilizados com as cinzas do vulcão, as estruturas arquitetônicas foram conservadas com a evacuação da cidade. O principal edifício apresentado é a Casa de Órion, onde se localiza o painel homônimo anteriormente citado, que se utiliza de um estilo colorido e requintado representando o mito do gigante caçador aprisionado no céu por Zeus.

Confira as descobertas através do vídeo abaixo.