Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Descubra com o que a Nasa irá reabastecer sua estação espacial nesta terça-feira

A agência espacial se prepara para enviar uma nave não tripulada até a Estação Espacial Internacional

Ingredi Brunato Publicado em 28/09/2020, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de parte da estrutura do banheiro. - Divulgação/ NASA
Fotografia de parte da estrutura do banheiro. - Divulgação/ NASA

Nesta terça-feira, 29, a Nasa se prepara para enviar uma nave não tripulada para a ISIS, a Estação Espacial Internacional. O objetivo da missão Cygnus NG-14, que terá seu lançamento transmitido online a partir das 11h no horário de Brasília, será o reabastecimento da estação. 

Entre os itens enviados, estão equipamentos usuais para experimentos científicos, suprimentos de primeira necessidade, e materiais para que os astronautas testem o cultivo de rabanete, além de, curiosamente, um produto para cuidado da pele da marca Estée Lauder, que será parte de uma estratégia de divulgação da empresa dedicada à beleza. 

No entanto, a grande estrela da missão é um banheiro que custou incríveis 23 milhões de dólares para a Nasa, e recebeu o nome de Sistema de Gerenciamento de Resíduos Universal (UWMS). Segundo a agência espacial, o novo banheiro, que irá substituir o presente atualmente na ISIS, tem a vantagem de ser 65% menor e 40% mais leve, além de mais confortável. 

Entre os avanços oferecidos pelo UWMS, está também um sistema de reciclagem de água aprimorado, e o fato da nova tecnologia permitir que mais de um astronauta use o banheiro simultaneamente na estação espacial, algo que não era possível antes.