Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pompeia

Feitos por crianças? Novos desenhos chamam atenção nas ruínas de Pompeia

Em Pompeia, uma expedição encontrou o que parecem ser desenhos feitos por crianças com carvão; imagens mostram gladiadores

Imagem do desenho inspirado pelas batalhas do gladiadores - Reprodução/Parque Arqueológico de Pompeia
Imagem do desenho inspirado pelas batalhas do gladiadores - Reprodução/Parque Arqueológico de Pompeia

Desenhos que representam gladiadores, supostamente criados por crianças inspiradas pelas batalhas no anfiteatro de Pompeia, foram revelados nas ruínas da fascinante cidade devastada pelo Vesúvio.

Esses desenhos, feitos com carvão, foram desenterrados durante escavações na I'Insula dei Casti Amanti, um conjunto de residências no parque arqueológico de Pompeia, que foi aberto ao público pela primeira vez nesta terça-feira, 28.

Conforme repercutido pelo The Guardian, outros desenhos foram descobertos ao longo de uma extensa parede, como o contorno de três mãos pequenas, duas figuras se divertindo com uma bola, uma cena de caça a um animal que parece ser um javali, e uma representação de dois lutadores caídos no chão.

Outro desenho encontrado em Pompeia - Créditos: Reprodução/Parque Arqueológico de Pompeia

Gabriel Zuchtriegel, o diretor do parque arqueológico de Pompeia, sugeriu que esses desenhos, provavelmente, foram feitos por uma ou mais crianças que brincavam no que era um pátio antes de a cidade ser devastada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

"Juntamente com profissionais da Federico II [universidade de Nápoles], chegamos à conclusão de que os desenhos de gladiadores e caçadores foram feitos a partir de uma visão direta, e não de modelos pictóricos. Provavelmente testemunharam batalhas no anfiteatro, entrando assim em contato com uma forma extrema de violência espetacularizada”, disse o especialista ao The Guardian. 

Descobertas

Os arqueólogos encontraram também os restos de duas vítimas da erupção, localizados próximos à entrada da Casa dos Pintores em Ação. Esta casa recebe este nome devido à suposição de que estava sendo repintada no momento do desastre.

Cada vez mais, Pompeia revela novas descobertas maravilhosas que confirmam [o local] como um extraordinário baú de tesouros”, comentou o ministro da Cultura italiano, Gennaro Sangiuliano