Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Desespero de pessoas tentando deixar o Afeganistão foi registrado por satélites

Imagens mostram multidões em pistas de pouso no aeroporto de Cabul após tomada de poder do Talibã

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/08/2021, às 09h58 - Atualizado às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Multidão no aeroporto de Cabul vista do espaço - Imagem de satélite 2021/Maxar Technologies
Multidão no aeroporto de Cabul vista do espaço - Imagem de satélite 2021/Maxar Technologies

Fotos de multidões de pessoas tentando deixar a capital do Afeganistão, Cabul, percorreram a internet nos últimos dias, explicitando o desespero dos afegãos com a tomada de poder do Talibã no país após 20 anos.

No entanto, todas elas foram tiradas por fotógrafos aqui da Terra. O impacto do domínio do grupo extremista no território foi tão grande que a situação é visível até mesmo do espaço, observável por satélites.

Centenas de pessoas na pista de pouso do aeroporto / Crédito: Imagem de satélite 2021/Maxar Technologies

Como relatou o Livescience, a Maxar Technologies foi responsável por reunir imagens tiradas por satélites que mostram o enorme aglomerado de pessoas no Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul na última segunda-feira, 16, às 10h36 em horário local.

O resultado é assustador. É possível observar multidões de afegãos, entre homens, mulheres e crianças, nas pistas de pouso do aeroporto ao longo das tentativas de evacuação em massa da capital. 

Aeroporto visto por satélite / Crédito: Imagem de satélite 2021/Maxar Technologies

"As forças de segurança podem ser vistas perto de uma das principais pistas do aeroporto, tentando impedir que multidões de pessoas se movam em direção a outras aeronaves e bloqueiem as operações de voo", escreveu a Maxar em nota.

Eles acrescentam: "Centenas de pessoas também podem ser vistas em vários portões do perímetro do aeroporto e em cruzamentos próximos."