Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Desmatamento na Amazônia tem maior índice em mais de uma década

Dados divulgados recentemente revelam o maior aumento em 22 anos

Redação Publicado em 19/11/2019, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fumaça sai de dentro de terreno indígena em Novo Progresso, no Pará, em agosto de 2019 - Getty Images
Fumaça sai de dentro de terreno indígena em Novo Progresso, no Pará, em agosto de 2019 - Getty Images

De acordo com dados preliminares do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia atingiu 9762 km² entre o início de agosto de 2018 e o final de julho deste ano.

Os dados, apresentados no início desta semana, indicam o maior aumento em 22 anos. A estimativa de desmatamento e do fogo para o período em questão era de 8278 km², quase 1500 km² abaixo dos dados recém-formulados.

Utilizando diversos satélites nacionais e estrangeiros como referência, o Prodes é considerado confiável por maior parte da comunidade científica internacional, e é a principal referência no controle e observação do desmatamento no Brasil, com precisão de 95%.

Desde 2004, os dados levantados pelo Projeto são abertos a população, permitindo o acesso completo aos dados gerados a partir do monitoramento por imagens. A informação foi divulgada em meio a negações do presidente Jair Bolsonaro quanto às devastações na Amazônia e campanhas a favor da preservação do local.