Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Destroços de navio misterioso intrigam banhistas na orla de Santos

Desde 2017, especialistas lutam para identificar e datar a embarcação antiga de 50 metros

Vanessa Centamori Publicado em 22/07/2020, às 09h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Área do navio misterioso, na orla de Santos - Divulgação/Documentário Veleiro Kestrel/Youtube
Área do navio misterioso, na orla de Santos - Divulgação/Documentário Veleiro Kestrel/Youtube

Em Santos, litoral de São Paulo, destroços de um navio ainda não identificado foram avistados por pedestres na praia do Embaré, na última terça-feira, 21. As informações são do portal G1

Partes da embarcação misteriosa já tinham ficado expostas anteriormente, entretanto, só recentemente a carcaça completa ficou visível. Segundo a Prefeitura de Santos, a estrutura de mais de 50 metros, que parece um casco de um grande barco, foi revelada graças à maré baixa.

Destroços do navio vistos de perto / Crédito: Divulgação/Documentário Veleiro Kestrel/Youtube

O monitoramento do navio é feito desde 2017, de acordo com a administração municipal. Deste então, o local tem sido isolado dos banhistas, sendo que entre agosto de 2019 e julho de 2018 outras aparições foram registradas.

Na primeira vez que os destroços surgiram na areia, houve suspeita que se tratava do veleiro Krestel, naufragado em 1895. No entanto, essa hipótese foi descartada. Segundo informou ao G1 o especialista em naufrágios, José Carlos Silvares, o veículo pode ser ainda mais antigo do que se pensava. "[O veleiro Krestel] era um navio de ferro, e essa estrutura é de madeira", explicou. 

Curiosamente, a somente mil metros do navio misterioso, na orla da Ponta da Praia, também há destroços de uma outra embarcação, conhecida como Recreio, que encalhou durante uma tempestade, em 26 de fevereiro de 1971.