Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Detector de metal localiza tesouro no norte do País de Gales

Entre as descobertas, alguns artefatos datam o reinado de Isabel I, Jaime I e Carlos I

Fabio Previdelli Publicado em 30/10/2019, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um anel de ouro pós-medieval foi encontrado por membros de um clube de detecção de metal - Museu Nacional de Gales
Um anel de ouro pós-medieval foi encontrado por membros de um clube de detecção de metal - Museu Nacional de Gales

Membros de um clube de detecção de metal encontraram alguns artefatos, entre eles broches e moedas, que datam entre os séculos 13 e 17. As descobertas feitas nas cidades de Denbighshire e Flintshire, no norte do País de Gales, foram oficialmente declaradas como tesouro em um inquérito divulgado na última segunda-feira, 28.

Entre os itens encontrados estão: dois broches medievais de prata; um anel medieval de prata dourada; um anel pós-medieval de ouro; fragmentos de uma lança pós-medieval de prata e um conjunto de moedas pós-medievais de prata.

As oito moedas datam dos reinados de Isabel I, Jaime I e Carlos I, e foram descobertas por Stephen Marnick e Richard Leech em Trefnant Community, Flintshire, em setembro de 2018.

O Museu Nacional do País de Gales revelou que as moedas provavelmente foram enterradas por segurança durante a Guerra Civil Inglesa. A instituição estima que até 30 itens de tesouro sejam descobertos no país a cada ano.

Broche medieval de prata / Crédito: Museu Nacional de Gales

O curador sênior de numismática e da economia galesa Alastair Willis disse: "O que é particularmente interessante é que duas das moedas foram prensadas na Torre de Londres pelo Parlamento após o início da guerra. Elas ainda carregam o retrato de Carlos I, no entanto, porque o Parlamento alegou que estava combatendo os conselheiros do rei, não o próprio rei”.

O Museu Nacional do País de Gales disse que tanto o Denbighshire Museums Service quanto o Flintshire Museums Service manifestaram interesse em adquirir as descobertas depois que elas foram avaliadas independentemente pelo Comitê de Avaliação do Tesouro.